terça-feira, 26 de maio de 2009

Situação degradante?

Se você tem visto televisão, notícias na internet ou outros meios de comunicação, você certamente já sabe sobre a polêmica que gira em torno da participação da menina Maisa no programa do Silvio Santos. Diz-se que a garota foi exposta a situações constrangedoras e degradantes. O SBT foi advertido pelo Ministério da Justiça e o Ministério Público Estadual cassou o alvará que permitia que a menina participasse de um quadro no Programa Silvio Santos.

Devo ser muito insensível mesmo porque tudo que eu vi foi uma criança chorando por motivos pouco significantes. Por razões muito parecidas, vi chorar crianças da minha família, de amigos e outras dezenas ou centenas de crianças. Desconheço que alguma delas tenha alguma seqüela causada por medo de cara feia. O nome disso é tempestade em copo d’água!

Ou a minha concepção de situação degradante está completamente equivocada ou quem passa por elas são aquelas crianças que vivem nas ruas. Muitas delas usam drogas, praticam crimes, se prostituem e sofrem todos os tipos de violência possível. Isso sim é constrangedor. Isso sim é degradante.

É até interessante que haja essa preocupação com o bem-estar psicológico da pequena Maisa. Mas, e aquelas crianças que não aparecem na mídia? E aquelas crianças que nos apavoram nos semáforos da vida? Quem se importa com elas?