segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mãe aos 5 anos

A menina que você vê na foto ao lado entrou para a história da medicina como a mãe mais jovem de que se tem notícia. A pequena peruana engravidou aos 4 anos e 8 meses. Devido ao crescimento de seu abdome, seu pai a levou a curandeiros da localidade. Contudo, foi aconselhado a levar a menina ao médico. Até então, acreditavam tratar-se de um tumor.
Na cidade de Pisco, o médico Dr. Gerardo Lozada diagnosticou a gravidez. Ainda assim, a levou a Lima para obter a confirmação antes de realizar a cesariana. Pouco mais de um mês depois, em 14 maio de 1939, o cirurgia foi feita e o bebê nasceu com 2,7 quilos.
O menino foi chamado de Gerardo, em homenagem ao médico. Até hoje nada se sabe sobre o pai, já que Lina se jamais revelou o segredo. O pai de Lina chegou a ser preso, mas como nada foi provado, logo foi posto em liberdade. Há suspeitas de que tenha sido um de seus irmãos, que era deficiente mental.
Gerardo cresceu acreditando ser irmão de Lina, tendo conhecimento da verdade somente aos 10 anos por conta das chacotas de que era vítima na escola. Ele morreu aos 40 anos, em 1979, em decorrência de problemas na medula óssea.
Lina casou-se e teve seu segundo filho mais de trinta anos depois, quando tinha 38. Hoje, Lina Medina vive num bairro pobre de Lima. Jamais recebeu auxílio do governo. Há mais de duas décadas teve sua casa desapropriada e até hoje luta para ser indenizada.